terça-feira, 8 de maio de 2012

Conheça NATAL!

Natal foi fundada às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos no ano de 1499. É conhecida como a “Cidade do Sol” por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil: aproximadamente 300. Também a chamam de capital espacial do Brasil, devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Natal é banhada de um lado pelo Rio Potengi e de outro pelo Oceano Atlântico, recebendo ventos constantes, condição que lhe concedeu o título de cidade detentora do ar mais puro e renovável do continente sul-americano.
A capital do Rio Grande do Norte detém a melhor qualidade de vida da região Norte-Nordeste do Brasil e é a vigésima cidade mais populosa do país, tendo em 2010 uma população de 810.780 habitantes. Atrai aproximadamente 2,5 milhões de turistas ao ano por contar com muitas praias, belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país (Carnatal), que faz com que a cidade se configure como um dos destinos mais visitados por turistas do Brasil e do mundo.


Natal, a Cidade do Sol!


Também possui diversos shopping centers, sendo os principais o Midway Mall (o maior do estado e um dos maiores do Nordeste), o Natal Shopping Center (um dos mais antigos da cidade), o Natal Norte Shopping (na zona norte da cidade) e o Praia Shopping (situado no bairro de Ponta Negra, bem próximo à praia que recebe o mesmo nome).


Vista aérea, Carnatal e Midway Mall

Na parte "festeira" da capital destaca-se o Carnatal - o maior carnaval fora de época do Brasil - que atrai milhares de turistas do país, além do MADA (Música: Alimento da Alma), um dos maiores festivais de rock do cenário nacional.
Além disso, Natal é repleta de belezas naturais, seja em suas praias, seja na própria cidade - que é cortada por um rio. A Fortaleza dos Reis Magos - marco inicial da cidade - atrai centenas de turistas; o Parque das Dunas (também conhecido como Bosque dos Namorados), considerado o segundo maior parque urbano do Brasil; o Pórtico dos Reis Magos, que dá boas vindas a quem chega à cidade, entre outros tantos atrativos.


Noite de Natal, dunas, artesanato e o típico camarão

Pórtico dos Reis Magos

O Pórtico de Natal ou Pórtico dos Reis Magos é um monumento construído às margens da BR-101 dando boas-vindas a quem chega à cidade do Natal.  É basicamente uma estrela cadente, com uma estrutura incrível de 60 metros, feita em aço de cor cinza que à noite fica iluminada cortando de um lado a outra a BR e, abaixo dela, uma estátua dos três Reis Magos também iluminados. Como um cometa reluzente, acaba com estruturas metálicas inscritas em uma esfera. A estrutura completa foi feita em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1999, e representa o cometa que orientou os Reis Magos à Belém para o nascimento de Jesus Cristo.


Pórtico dos Reis Magos

Praia de Ponta Negra

A praia de Ponta Negra está localizada a 12 km do centro de Natal, no litoral Sul, no bairro que leva o mesmo nome da praia. Nela localiza-se o Morro do Careca, que é uma enorme duna com cerca de 100 metros de altura e um dos cartões postais da cidade. Até o final da década de 90, era possível subir na duna para ter uma visão privilegiada da praia, mas um movimento de ecologistas da cidade conseguiu que o IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN) interditasse a subida sob a alegação que o fluxo de pessoas nas dunas estava causando a redução de sua altura.
A praia de Ponta Negra concentra o maior número de pousadas, hotéis e restaurantes de Natal. Tem pousadas para todos os gostos e bolsos, além de boates, shopping center, cinemas e locadoras. Na praia há também passeios de jet ski e banana boat.


Praia de Ponta Negra

Cajueiro de Pirangi

Localizado na Praia de Pirangi (que está a cerca de 20 km de Natal), o Cajueiro de Pirangi é um ponto obrigatório de visita para quem chega à cidade de Natal. A árvore, plantada em 1888, cobre uma área de aproximadamente 8.500 m², com um perímetro de 500 m, o que equivale a 70 cajueiros juntos. Quando chega a época de cajus, “o polvo” (como é chamado pelos moradores do local) mostra a sua exuberância e abundância e produz cerca de 70 a 80 mil cajus por safra, o equivalente a 2,5 toneladas. Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, que se transformaram em outros verdadeiros troncos, lançando centenas de galhos em todas as direções.


Cajueiro de Pirangi

Praia do Forte

Por apresentar águas calmas e propícias para banho, a Praia do Forte é ideal para famílias e costuma lotar aos finais de semana. Cercada por arrecifes, é normal a formação de piscinas naturais nesta região. É nela que está localizada a Ponte Newton Navarro – outro cartão postal da cidade, que atravessa o Rio Potengi e liga o bairro de Santos Reis ao bairro da Redinha (Zona Norte de Natal, onde se encontra a Praia da Redinha) e leva para as outras praias do litoral norte, entre elas Genipabu.


Praia do Forte (vista aérea) e Forte dos Reis Magos

Praia de Genipabu

A 25 km de Natal, no município de Extremoz – região metropolitana de Natal -  está o cartão postal mais famoso do Rio Grande do Norte. Com suas dunas imensas e sua lagoa de águas doces, Genipabu é um dos principais passeios do litoral potiguar. É nas dunas localizadas ao redor dessa lagoa que é comum a prática do “esquibunda”, onde os interessados descem as dunas em cima de pranchas de madeiras até cair na lagoa. Conta com uma infraestrutura para atender os turistas, com restaurantes, pousadas, hotéis, barracas de praia, passeios de buggy, jangada e dromedário nas areias da praia, que atraem turistas do mundo inteiro. Uma curiosidade sobre as dunas é que  elas são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do RN, leva a areia de um canto para outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade.


Dunas de Genipabu, dromedários, esquibunda, passeio de buggy